logo filmes e cenas Filmes e Cenas / Cenas / TOP 10 Filmes de Guerra

TOP 10 Filmes de Guerra

TOP 10 Filmes de Guerra

Reação dos fãs:

1

És fã de filmes de guerra? Eu sou e tentei fazer um top 10, não foi fácil...

Criado por: Ricardo Santos Silva em 04 / 11 / 2020

Partilha

Quero já esclarecer uma coisa logo no início deste artigo. Este top é resultado de um pensamento e conclusão muito pessoal. Não tentei aqui entrar em comparações de pormenores técnicos, melhores performances, bandas sonoras ou que filme ganhou mais prémios para lhes atribuir o lugar no top, nada disso. Este top tem os filmes distribuídos de acordo com aquilo que me fizeram sentir, com o medo que me fizeram sentir, com a falta de empatia pela raça humana que me fizeram sentir ou, às vezes, pela esperança e vontade de lutar que quase me fizeram saltar do sofá para enfrentar a vida de outra forma, quase...


Sem mais demoras vamos a isto!! 

Vou começar por algumas menções honrosas. "Beasts of no Nation", o primeiro filme original Netflix que nos transporta para a guerra civil de um país cujo nome não sabemos em África. Conta com Idris Elba num dos papéis principais e tocou-me particularmente por causa do pequeno miúdo que é a personagem principal e que parece ter vivido mesmo aqueles acontecimentos, os meus parabéns a Abraham Attah. Depois, "Platoon". Um dos filmes de guerra desta lista que mais custam ver, cru. Escrito por Oliver Stone com base na sua experiência na guerra do Vietname, tem nos papéis principais William Dafoe e Charlie Sheen num dos filmes mais chocantes de sempre. "A Vida É Bela" tinha que estar aqui, tinha mesmo. Mas não consegui encaixá-lo em nenhum dos números deste top. "A Vida é Bela" tem tanto de maravilhoso como de terrível, um filme capaz de me fazer rir e desatar a chorar no segundo a seguir, é um exemplo de performance de Roberto Benigni e ficará para sempre na história. "O Pianista" de Roman Polanski é um retrato sentido na pela pelo cineasta polaco. Adrian Brody dá corpo a uma história devastadora que conta com um conjunto de imagens e uma fotografia excecional. Brody, para fazer este filme, vendeu o seu apartamento e carro, e deixou de ver televisão para poder encarnar mesmo o sentimento de perda que a sua personagem tinha na gravação deste filme. Também por causa deste filme aprendeu a tocar piano, perdeu 14 Kg e na altura foi o mais jovem de sempre a ganhar um Óscar para melhor ator com apenas 29 anos.

Agora vamos ao top!


10 - Full Metal Jacket: uma das obras mais conhecidas do mestre Stanley Kubrick. É tido como um dos melhores filmes sobre a guerra do Vietname e um dos mais próximos da realidade. Os gritos são muitos mas também a genialidade de Kubrick abunda.


9 - Schindler`s List: quem não se lembra do vestido vermelho a encher um filme sempre passado a preto e branco? Spielberg é um mestre e isso fica aqui provado. Liam Neeson também mostra o ator que pode ser quando foge à sua zona de conforto. É um filme obrigatório, de guerra e conflito sim, mas muito sobre esperança.;


8 - Da 5 Bloods: é o mais recente filme de Spike Lee e mais um sobre a Guerra do Vietname a figurar neste TOP. Com o falecido Chadwick Boseman a ter um papel importante, é uma história sobre como o exército americano mandava os seus soldados afro-americanos para a linha da frente para sofrerem, ou seja, sobre como também num país longínquo esta comunidade norte-americana sofre e muito com racismo. Tem um monólogo incrível de Delroy Lindo que eleva muito o filme.


7 - Valkyrie: está neste top porque foi um dos primeiros filmes de guerra que vi e adoro que isto tenha sido uma história verdadeira. Um general nazi condecorado tentou matar Hitler, quem é que o interpreta? Nada mais, nada menos que Tom Cruise. Um filme que não tem uma fotografia excelente mas que toda aquela história e toda aquela tensão sobre ver se o plano poderá resultar ou não faz deste um grande filme de guerra.


6 - 1917: a mais recente obra-prima de Sam Mendes tinha que estar aqui. Feito para parecer ter sido gravado num único shot, a fotografia deste filme é qualquer coisa de fenomenal e todos aqueles grandes atores que vão aparecendo mesmo que só numa cena fazem com que este filme tenha tudo, elenco, banda sonora, fotografia, efeitos especiais, tudo é bom aqui.


5 - Inglorious Bastards: não é um dos meus preferidos de Tarantino mas tinha que estar neste top. Christoph Waltz tem uma papelão como Hans Landa, o general nazi. Brad Pitt e o seu esquadrão também e aquela cena no bar em que Fassbender é rei e senhor é uma das melhores cenas de sempre do cinema.


4 - Jojo Rabbit: este é diferente de todos os outros deste TOP. Taika Waititi é um génio e o óscar ganho por este filme foi merecido e os que não foram ganhos foram injustos. Jojo Rabbit é um dos melhores filmes de 2019, onde a música é imperativa e Hitler é o monstro da consciência de um pequeno rapaz. Scarlett Johansson está deslumbrante e Sam Rockwell é muito cómico mesmo. Este filme pode-se mostrar às crianças que elas vão gostar mas os adultos é que vão mesmo perceber o que se passa aqui e vão ficar bastante emocionados.


3 - Saving Privare Ryan: este é o filme de guerra com os melhores efeitos especiais desta lista, aquele que mais representa o que uma guerra poderá ser (eu nunca lá estive por isso não sei, felizmente), há membros a voar, gritos de dor, explosões, caras sujas, cabelos despenteados e uma grande performance de Tom Hanks, é um filme de guerra americanizado sem dúvida com o herói a salvar todos mas está muito, muito bem feito. Aquela cena na ponte... espetacular;


2 - Dunkirk: um filme onde o som é dos pontos mais importantes tem que ir para os primeiros lugares. Depois quando o contas com as analepses inspiradas em cada uma das personagens principais como Nolan faz aqui, ficas com um filme genial. Hardy e Cillian Murphy são muito bons num filme onde Fionn Whitehead é excecional. Fotografia e banda sonora top mundial;


1 - Gladiador: é um dos meus filmes preferidos de sempre, um dos melhores de sempre e mostra Ridley Scott em topo de forma a descobrir o talento de Russel Crowe e Joaquin Phoenix. A banda sonora é belíssima e aquela cena final é de uma arte, de um sentimento excecional.




Transmita tua reação:


1
Beta 1.0

Por favor faça login primeiro