logo filmes e cenas Filmes e Cenas / Cenas / IndieLisboa: Competição Internacional - Curtas II

IndieLisboa: Competição Internacional - Curtas II

IndieLisboa: Competição Internacional - Curtas II

Reação dos fãs:

0

Conhece aqui nova fase da competição internacional de curtas metragens do IndieLisboa 2020.

Criado por: Ricardo Santos Silva em 02 / 09 / 2020

Partilha

Este conjunto de curtas da competição internacional surpreendeu-me logo no início, pois vi uma curta portuguesa neste lote que, inclusivamente, já tinha visto na competição nacional de curtas deste mesmo festival, uns dias antes. 


Não percebi bem porque é que “O Cordeiro de Deus” de David Pinheiro Vicente está nas duas competições, embora seja um excelente filme e esteja até no concursa de curtas metragens da edição deste ano do Festival de Cannes. Não acho que tenha sido uma boa opção figurar nas duas competições, pois ficou de fora a hipótese de uma outra curta e um outro realizador estar no festival. Posto isto, podem ler o que escrevi sobre esta curta aqui.


Este conjunto de curtas continuou com a mostra de “Sukar”, filme de Ilias Dupuis-El Faris onde assistimos a um dia na praia e a tudo o que pode, por lá, acontecer. Feitos com atores não profissionais, esta curta é uma delícia de ação e paisagem. Filmada de maneira exímia, a praia vai enchendo nas costas da câmara para que, na cena seguinte, quase sem parecer que houve qualquer corte, haja mais pessoas, mais elementos a interagir. No fim, é uma ode ao amor e à liberdade.


Bugs and Beasts Before The Law do coletivo artístico Bambitchell explora aqui um conjunto de julgamentos risíveis sobre animais e objetos inanimados que eram colocados no banco dos réus por crimes como roubo, morte, entre outros. É uma viagem sensorial onde a edição é fenomenal bem como a banda sonora que foi feita de propósito para este filme.


A próxima curta é aquela com que mais me identifiquei, exatamente por ter passado pelo mesmo problema nem há dois meses. Chama-se “Moving” e é de Adinah Dancyger e já devem estar a adivinhar o tema do filme. Pois sim, mudanças! Quem nunca quis destruir todas as coisas que tinha porque subir as escadas do novo prédio com elas vai ser impossível? Ainda para mais o colchão… que pode não caber na largura das escadas, quase de certeza… É isto que a realizadora transparece, uma linha ténue entre felicidade de um sítio novo e a loucura que a preparação desse sítio pode trazer. 

Este conjunto de curtas terminou com uma animação vinda da Estónia incrível! Mas quando digo incrível, é incrível com todas as letras, os desenhos, a animação dos mesmos, as vozes, a banda sonora, o argumento, tudo incrível. Aqui é contada, com muito humor à mistura, a história de um belo e musculado pai de família lobo que é despedido depois de se recusar a fazer sexo com a patroa. Para garantir dinheiro para a sua família, ele enverga numa empresa de reparações com final feliz, um gigolô, vá. Mas engane-se quem acha que a mulher é mais santa do que ele… Tudo isto termina num conjunto de eventos hilariante que só visto mesmo.





Transmita tua reação:


0
Beta 1.0

Por favor faça login primeiro