logo filmes e cenas Filmes e Cenas / Cenas / MOTELX: Curtas PT #1

MOTELX: Curtas PT #1

MOTELX: Curtas PT #1

Reação dos fãs:

0

Conhece aqui as curtas metragens que fazem parte do primeiro conjunto de competição nacional.

Criado por: Ricardo Santos Silva em 13 / 09 / 2020

Partilha

A mostra conjunta da competição de curtas nacionais começou ontem. A parceria entre a Shortcutz Lisboa e o MOTELX trouxe 6 curtas a mostra. Em termos gerais, ficou-me a ideia que a maior parte destas curtas não poderia ser albergada no género terror. Ainda assim, é sempre um bom palco este grande festival para mostrar cinema português que fica sem esse mesmo palco, a maior parte do ano.


Quero dizer que, "Mata" e "O Silêncio" duas das curtas aqui mostradas tiveram o mesmo argumento quase, pessoas que encontram uma figura igual a elas mesmas e que ficam assustadas por terem essa visão. Fica a ideia de falta de organização, poderia um destes filmes ter passado para o outro conjunto de curtas e, assim evitar o que me aconteceu, que foi a criação de monotia por repetição de argumento e impossibilidade de ter gosto em ver estas curtas. 


"Loop" surpreendeu-me pela forma como pareceu mesmo futurista, os efeitos e a forma como os robots estão feitos, vê-se algumas falhas mas até as esquecemos por causa das outras coisas boas que tem. É um trabalho de escola e parece-me que Ricardo M. Leite ainda vai dar que falar. 


"Com Sono Mas Não Durmo" é um retrato impressionante da velhice e da solidão, com uma boa produção e com um papel fortíssimo de Cucha Carvalheiro, esta foi a história mais forte de conjunto de curtas. A par desta, "Carnaval Sujo" foi a outra grande produção deste conjunto de curtas. Vê-se que estas duas demoraram mais tempo a fazer, e com mais orçamento. Esta sobre um casal de lisboetas que vão a Ovar para o carnaval, e encontram uma menina perdida que parece ser uma bruxa assustadora, tem imagens muito boas mas parece-me que falha porque está constantemente a tentar que o espectador tenha saltos de susto mas são, pelo menos para mim foram, sempre falhados.


A curta que gostei mais foi mesmo "Karaoke Night" de Francisco Lacerda, uma curta sobre o assédio sexual e contra esses predadores que atormentam a vida de muitas mulheres em saídas à noite. É uma curta rápida, gore, com grandes interpretações e uma banda sonora original que combina o terror e a comédia de forma perfeita.




Transmita tua reação:


0
Beta 1.0

Por favor faça login primeiro