logo filmes e cenas Filmes e Cenas / Cenas / Curtas Vila do Conde 2020 - 28ª Edição

Curtas Vila do Conde 2020 - 28ª Edição

Curtas Vila do Conde 2020 - 28ª Edição

Reação dos fãs:

0

Descobre aqui os destaques do Festival Curtas de Vila do Conde, deste ano!

Criado por: Ricardo Santos Silva em 06 / 10 / 2020

Partilha

A 28ª Edição do Festival Curtas de Vila do Conde já está a acontecer e a encher Vila do Conde com o melhor cinema de curto tempo internacional e nacional. 

O festival, este ano, está pensado em moldes diferentes do habitual. Causa? A pandemia, claro. A presença online do festival vai ser muito maior, e vão haver sessões em Lisboa, Porto e Faro. Nestas três cidades, irão ser mostrados os filmes da competição nacional. 


Um dos grandes focos da edição deste ano é o foco na obra do cineasta espanhol Isaki Lacuesta bem como no de três outras realizadoras que já têm vindo a aparecer neste festival são elas, Elena López Riera, Ana Elena Tejera e Ana Maria Gomes. 


O festival terá três secções principais, a Secção Internacional, a Secção Nacional e a Secção Experimental. Na secção internacional e experimental, destaque para filmes de Jafar Pahani, Sergei Loznitsa, Guy Maddin ou Nicolas Pereda, realizadores experientes, mas também há lugar para ideias e vozes novas e jovens como são os casos de Konstantina Kotzamani e Thelyia Petraki.


Na competição nacional vamos ter nomes como os de Sandro Aguilar, Cláudia Varejão, Carlos Conceição ou Pedro Peralta, entre muitos outros, uma vez que há mais de 15 filmes nacionais a competir no festival. Ainda nesta parte quero destacar o lançamento do livro que vai acontecer sob alçada desta competição neste festival, "Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century", que conta a história do cinema português e o que nele mudou nestas duas décadas que agora culminam neste tão especial ano de 2020.  Fora da competição, mas também nacional, vai estrear neste festival o segundo episódio de um documentário feito pela rádio Antena 3 sobre a história do Hip-Hop português, de seu título, "Implantação da Rapública", algo que deve ser, no meu entender, uma das grandes bandeiras deste festival de curtas.


Numa outra secção, que não tem competição, que se chama "Da Curta à Longa", destaco o filme "Casa de Antiguidades" de João Paulo Miranda. Vai ser uma estreia deste filme, que nos fala sobre temas relacionados com a exclusão racial no sul do Brasil. 


Na secção "Cinema Revisitado", e agora preparem-se, vai haver um grande programa que preciso destacar. Com curadoria de Nicole Brenez (parceria com a Cinemateca Francesa), vai haver mostra dos trabalhos realizados por Godard enquanto este era responsável pelo gabinete de imprensa da Fox. Eu estou muito curioso por ver isto. 

Vamos trazer-te artigos sobre os filmes que formos vendo nas três secções a competição e outras novidades sobre o festival.




Transmita tua reação:


0
Beta 1.0

Por favor faça login primeiro