Diamante de Sangue

Reação dos fãs:

0

Duração: 143 minutos

Data de Estreia: 26 / 01 / 2006

Orçamento: $ 100.000.000

Receita: $ 170.877.916

Linguagem: Inglês

Status: Lançado

Produtora /s:

Liberty Pictures Virtual Studios Spring Creek Productions Bedford Falls Productions Initial Entertainment Group (IEG) Lonely Film Productions GmbH & Co. KG. Warner Bros. Pictures

Tua reação:
0

Partilha

Sinopse

A história de Danny Archer, um ex-mercenário do Zimbabwe, e de Solomon Vandy, um pescador Mende. Os dois homens são africanos, mas as suas histórias e as suas circunstâncias são tão diferentes quanto podem ser, até que os seus destinos são unidos numa demanda para recuperar um diamante cor-de-rosa raro, o tipo de pedra preciosa que pode transformar uma vida... ou acabar com ela.

Review

ranting

Reviews: 88
Seguidores: 2


Diamante De Sangue

Reação dos fãs:

0

31 / 08 / 2020

Também acham que os filmes de denúncia são um risco? Um risco porque, são filmes que expõem problemas sociais gravíssimos, mas podem tornar-se apenas um símbolo de entretenimento e não conseguem alertar as consciências de quem o vê. 


Acho que foi o que aconteceu com Diamantes de Sangue que se desenrola nos bastidores do tráfico de diamantes durante a guerra civil na Serra Leoa, em 1999. Edward Zwick realiza o filme sob a vertente humana que denuncia o abuso de poder dos governantes de alguns países africanos. Para além disso, também arriscou criticar as estratégias e jogos mesquinhos tanto do povo africano como dos empresários europeus que se aproveitam da instabilidade social de países pobres para enriquecer. Forte, não é? 


Leonardo DiCaprio é Danny Owen, um mercenário egoísta numa terra de salve-se quem puder e é basicamente isso que ele faz quase todo o filme, tentar fugir daquele jogo de interesses o mais depressa possível, antes que fique eternamente preso naquele continente. Conhece Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um nativo humilde e trabalhador que procura pela família. Juntos entram numa aventura de sobrevivência em que dependem um do outro para sobreviver. Junta-se também a jornalista Maddy Bowen (Jennifer Connelly), disposta a tudo para descobrir um furo e revelar ao mundo a verdade. 


Pronto, parece que é um murro na cara de todos aqueles que beneficiam com o tráfico de diamantes. Vou explicar, em troca dos diamantes, o grupo que trabalha recebe armas e apoios financeiros que depois são utilizados na guerra. Ou seja, a guerra civil foi financiada por empresários europeus que também enriqueceram à custa de muitas vidas.


Não me conquistou por um simples pormenor, é que Diamante De Sangue quase que coloca toda a culpa num grupo de empresários. Parece que a guerra civil foi consequência só de um lado humano, esquecendo tudo o resto. Impõe uma ideia, não expõe um problema. Pelo menos, eu esperava que fosse diferente.


Esquecendo isso, o realizador mostra-se eficaz em sequências de ação com cenários maravilhosos. O elenco principal é composto por três nomes fortes, com provas de talento dadas, mas é isso que torna as personagens interessantes, não é o argumento. 


Leonardo DiCaprio consegue tornar o filme todo centrado na sua personagem, Danny. Foi mais do que uma salvação, para mim, foi dos poucos motivos de ser um filme com tanto sucesso. E é mesmo uma pena que o elenco e o tema do filme não tenham sido aproveitados da melhor forma. 


Senti-me frustrada, juro! Mais de duas horas de filme que poderiam ter tido um impacto gigantesco. Ainda assim, é um balanço positivo e Leonardo DiCaprio tem mais uma vez uma grande interpretação. Já nem surpreende, é magistral! 




Transmita tua reação:


0
Beta 1.0

Por favor faça login primeiro