A Amiga Genial

Reação dos fãs:

0

Temporadas: 2

Data da Estreia: 18 / 11 / 2018

Última Temporada: 02 / 03 / 2020

Total de Episódios: 16

Duração por Episódios (aprox): 58 minutos

Em Produção: Não

Linguagem: Italiano

Produtora /s:

HBO Rai 1

Tua reação:
0

Partilha

Sinopse

A história de Lenu e Lila, duas amigas que se conhecem durante os anos 50, em Nápoles. Elena começa a escrever a história da sua amizade de 60 anos quando Lila parece ter desaparecido sem deixar rasto.

Review

ranting

Reviews: 88
Seguidores: 2


A Amiga Genial

Reação dos fãs:

0

01 / 09 / 2020

Vamos falar um pouco de amizade? Vamos lá!

Esta série, adaptada do livro de Elena Ferrante (nome fictício, a autora prefere ser anónima), resulta de parceria entre a HBO e a emissora italiana RAI que nos conta a história de amizade entre Helena Greco e Rafaella Cerullo, apelidadas de Lenù e Lila. Relata o crescimento das duas raparigas que têm uma amizade tóxica no meio de cenários e paisagens de Itália absolutamente arrebatadoras.
  
Começa nos anos 50 em Nápoles, num pós segunda guerra mundial e numa época em que é esperado as meninas abandonarem a escola antes da adolescência para cumprir as obrigações de mulher: Casar e ser mãe. 

É Lenù que nos conta a história. Ela que é bastante discreta, passa muito tempo a estudar e empenha-se bastante para alcançar o que quer. É o total oposto de Lila, que é um prodígio. Lila não precisa de esforços para aprender seja o que for, é bastante inteligente e cheia de carisma. Quando se tornam adolescentes as suas vidas começam a divergir.

É Lila quem mais se faz destacar num ambiente monocromático como este. O carisma dela é notável na atitude feroz que usa quando se recusa a cumprir os padrões normais da sociedade da época.  

O realizador italiano, Saverio Constanzo, traz-nos um retrato sufocante do enquadramento sociocultural das duas amigas. O foco e a limitação que enfrentam por viverem num dos bairros mais pobres de Nápoles. Sem dinheiro não há privilégios e sem privilégios é quase impossível mudar de vida.  

O mundo vai evoluindo e Lenù e Lila tornam-se cada vez mais amigas ao mesmo tempo que se tornam rivais. Sim, rivais! A vontade de aprender que ambas têm cria uma aproximação, mas também as afasta.  

A Amiga Genial é completa e tem tudo certo. É uma série acima da média, cheia de acusações sobre relacionamentos abusivos, desigualdade de oportunidades, pressões familiares e sociais e principalmente, sobre a desvalorização da educação. 

O elenco é sem dúvida de admirar. Curiosamente, este foi o primeiro trabalho das atrizes escolhidas para dar vida a Lila e Lenù. Elisa del Genio e Margherita Mazzucco interpretam as versões infantil e jovem de Lenù e Ludovica Nasti e Gaia Girace conquistaram os papéis de Lila. 

Lila é a amiga genial, mas Lenù não fica nada atrás. 




Transmita tua reação:


0
Beta 1.0

Por favor faça login primeiro