Filmes e Cenas
/
Filmes
/
Fojos
/
Review
Fojos
Reação dos fãs:
Duração: 104 minutos
Data de Estreia: 02 / 09 / 2020
Orçamento: Sem Informação
Receita: Sem Informação
Linguagem: Portiguês
Status: Lançado
Produtora /s:
Midas Filmes
Tua reação:
Partilha
Review
Reviews: 116
Seguidores: 2
Fojos
Reação dos fãs:
03 / 09 / 2020
Este é o primeiro filme da secção Sessões Especiais que vi nesta edição de 2020 do IndieLisboa.
E não podia ter começado de melhor forma... "Fojos" de João Canijo e Anabela Moreira completa uma tríade de filmes desta dupla sobre o Portugal rural.
Os primeiros foram sobre Trás-Os-Montes e as Beiras, este era para ser sobre todo o Minho mas, assim que a atriz Anabela Moreira, que aqui enverga as peles de realizadora sob os conselhos do tutor João Canijo, viu e observou a região de Castro Laboreiro, segundo o que a própria disse na apresentação do filme nesta sessão, "surgiu a vontade de começar a captar tudo"; e assim, o filme é sobre aquela região e as gentes que lá vivem.
Não sei se é um documentário ou um filme mesmo, porque, e bem, os realizadores "limitaram-se" a adaptar o que acontece no dia-a-dia daquela região.
É um filme que me fez pôr em perspetiva os meus problemas as minhas chatices, zangas, quezílias. Sou realmente priveligiado e este filme é uma chapade de realidade nesse sentido.
Anabela Moreira fez aqui um ótimo trabalho a contar as histórias de pessoas diferentes que vivem na mesma região e que levam vidas de sobrevivência.
Um retrato surpreendente de povo português que não aparece nas televisões, nas reportagens, no debate público que, quase esquecidos, levam uma vida de amor e felicidade mesmo tendo pouco, muito pouco.
Com frames incríveis, os realizadores contam uma história de foram brilhante com a ajuda de uma magnífica banda sonora.
Transmita tua reação:
tags: